quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Filtros

É comum um fonte sonora emitir sons ou ruídos não desejados. Os filtros são elementos que retiram de um som as frequências que não desejamos.

Nos equipamentos de áudio existem basicamente três tipos de filtros:

1- HPF (High Pass Filter): Esse filtro, como o nome diz, passa frequências altas, ou seja, só permite que frequências acima de um ponto determinado passem por ele, abaixo desse ponto as frequências são cortadas, ou como dizemos, são "limadas".

2- LPF (Low Pass Filter): Esse filtro é o contrário do HPF, ele só permite que frequências abaixo de um determinado ponto passem, limando as frequênciaS mais altas.

3- Band Pass: É um tipo de filtro que permite passar uma faixa de frequências, limando as frequências abaixo de um ponto e acima de outro ponto. É algo como a soma dos dois anteriores.

É interessante notar que o filtro não atua imediatamente no ponto de corte, ele atua gradativamente aumentando a quantidade cortada a medida que se distancia do ponto de corte. Alguns filtros cortam mais rapidamente que outros, sendo que esse fator de inclinação do corte é o que chamamos de ordem do filtro.

Um filtro de 1ª ordem possui uma inclinação de 6 db por oitava, um de 2ª ordem corta 12 db por oitava, e assim sucessivamente, sempre seguindo a fórmula nª ordem = 6n db por oitava.

Para finalizar, devemos saber que cada filtro possui um símbolo que o identifica. Muitos equipamento não trazem o nome do filtro, e sim o seu símbolo, assim temos que conhecê-los:

Nenhum comentário:

Postar um comentário