segunda-feira, 13 de abril de 2009

Onda Sonora

Falei no primeiro post que o som se propaga em ondas. Entender a onda sonora é importante porque nos leva a novos conceitos básicos também importantes.

Um som puro, produzido por uma única frequência, pode ser representado geometricamente por uma senóide. Clique na imagem para ver o movimento:
(Imagem obtida em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Simple_harmonic_motion_animation.gif)

Em uma imagem estática teríamos a representação abaixo, sendo que horizontalmente temos o fator tempo e na vertical temos a pressão.
O eixo tempo (horizontal) está diretamente ligado a frequência do som, ou seja, quantas vezes o movimento ocorre em um determinado período de tempo. A frequência é medida em hertz (Hz).

Um som com uma frequência baixa possui um comprimento de onda grande, ou seja, poucas oscilações em um período de tempo específico. Essas ondas representam sons graves.

Já um som com alta frequência possui um comprimento de onda curto, com muitas ondulação em um período de tempo. São os sons agudos.


O eixo da pressão sonora (vertical) está diretamente ligado a amplitude do som, ou seja, ao seu volume, que pode ser mais forte ou mais fraco e é medido em decibeis (dB).
(Imagem obtida em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Onda.png)

Nota: Sempre falamos que um som está muito alto ou muito baixo de acordo com o seu volume, mas, como pudemos ver, isso está errado: Um som alto é um som agudo e um baixo é um som grave. Já um som com grande volume é um som forte enquanto um som com pouco volume é um som fraco. Blz???



Curiosidades:
- O ouvido humano consegue escutar sons de 20 hertz (com 20 oscilações por segundo) até 20.000 hertz (20.000 oscilações por segundo).
- Sons acima de 120 decibeis causam dor no ouvido e podem causar danos permanentes. Entretanto sons de menor intensidade também podem causar danos se a exposição for muito longa.

O ideal é não ficar exposto a sons acima de 60 dBs. Sons de 85 dBs permitem uma exposição máxima de 8 horas e sons de 100 dBs só podem ser escutados até 2 horas consecutivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário