domingo, 12 de abril de 2009

O Som

Não podia ser diferente, para falarmos sobre áudio temos que saber antes de mais nada o conceito básico, a essência do nosso conteúdo: O SOM.

O som nada mais é do que uma vibração de moléculas. Imagine por exemplo um percussionista batendo em um bumbo. Quando isso ocorre, a pele do bumbo vibra para um lado e para o outro, fazendo com que as moléculas do ar ao redor se movam produzindo o som.

O bumbo neste exemplo é o que chamamos de EMISSOR SONORO.

As moléculas transferem essa vibração para as moléculas adjacentes em movimentos de compressão e descompressão, conhecidos como movimentos ondulatórios. Esses movimentos carregam o som e por isso chamamos esse processo de PROPAGAÇÃO SONORA.

Só para ter uma idéia melhor, lembre-se de uma pedra atirada num lago, ela forma ondas que se propagam para os lados e vão gradativamente perdendo força. A propagação do som ocorre de forma similar, a única diferença é que ela é omnidirecional, ou seja, se propaga para todos os lados (para cima, para baixo, para trás, para frente, para a direita, para a esquerda, para um lado, para outro, ......)

Quando esse movimento chega aos nossos ouvidos, é captado pela orelha e faz vibrar o tímpano, que transmite o som para o ouvido interno onde finalmente ele é transmitido ao cérebro que interpreta o som. Neste caso, esta pessoa que está escutando o som é o RECEPTOR.

Curiosidade: O som é propagado pela vibração de moléculas, podem ser moléculas do ar, de um sólido ou mesmo de um líquido, mas tem que existir moléculas no meio propagador. Logo concluímos que o som não se propaga no vácuo. (A não ser na série Star Wars, rsrsrsrs)


Para entender melhor, veja este vídeo:


Bom, mas não vá fazer coma a Rakelly (lembra dela?)...



(Se algum dos link não abrir por favor avise-nos pelo e-mail contato@djserginho.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário